7 características de um bom profissional de publicidade


Quais são os desafios que se apresentam para quem busca se destacar no mercado?
No dia 1º de fevereiro, comemoramos o Dia do Publicitário. Para aproveitar a data, decidimos lançar uma reflexão: quais são as habilidades mais procuradas em um bom profissional atualmente, especialmente no mercado digital, onde atuamos?

Levando em conta o que assimilamos no dia a dia em leituras, encontros, desafios apresentados pelos clientes e, claro, nas trocadas de ideias do dia a dia, levantamos sete características que acreditamos serem primordiais aos bons publicitários e publicitárias e que nem sempre são lembradas.

1. Entender de pessoas
A profissão de publicitário costuma ser vinculado à criatividade, em tarefas que envolvem escrita, arte e imaginação. Mas não se engane: a habilidade de falar bem exige a capacidade de ouvir. Antes de lançar uma ideia que você acredite ser boa, entenda quem são as pessoas que você vai abordar, sua cultura, seus sonhos e suas preferências. Exercite a empatia.

2. Ser flexível
Ao longo da sua carreira, você certamente vai passar por lugares de diferentes estruturas e formas de se organizar e ainda terá a oportunidade de trabalhar com diversos clientes e públicos. Em cada ocasião, a forma de trabalho dificilmente será a mesma. O profissional ideal se adapta a todas elas.

3. Administrar bem o tempo
É verdade que as demandas nas agências estão cada vez maiores e os prazos cada vez menores e realmente é importante uma mudança de cultura nesse sentido, mas isso não muda outra verdade: profissionais que conseguem ser produtivos e usar o tempo com eficiência obtêm destaque e são valorizados no mercado de trabalho.

4. Planejamento
O crescimento do mercado digital tem destacado bastante a importância do planejamento. O ambiente digital oferece incontáveis possibilidades de abordagem e de interação dos usuários. A falta de um planejamento adequado inviabiliza bons resultados e aumenta as chances de crises e ruídos de comunicação junto ao público.

5. Ser familiarizado com todo o processo
Esqueça aquela história de cada um só cuida do seu. Seja você da criação, do comercial, do atendimento ou qualquer outra função, é importante entender todas as partes do processo e as necessidades de cada profissional. Mais uma vez, empatia é a palavra, mas agora dentro de casa também.

6. Buscar referências e repertório em outras áreas
É primordial nessa profissão viver em busca de repertório, sempre se alimentando de informação por todos os meios possíveis, nas artes, na literatura, na música, no cinema... E também na publicidade, claro. A inspiração que você precisa pode estar onde você menos espera.

7. Se atualizar todos os dias
Em qualquer profissão, as novidades e transformações chegam cada vez mais rápido. Já não tem como escapar. O bom profissional deve se atualizar constantemente, em cursos, palestras, fóruns e com leituras diárias. Não perca nenhuma oportunidade de se manter atualizado.