7 motivos para contratar uma agência de marketing digital em vez de um "sobrinho"


Não importa o porte ou o segmento de sua empresa, é importante estar na internet hoje em dia. Apesar de muitas empresas saberem disso, ainda acreditam que podem resolver a questão de sua presença online usando os serviços de um parente ou conhecido. É o famoso “sobrinho” da frase “ah, eu tenho um sobrinho que faz”.

O problema é que geralmente esse “sobrinho” não é uma pessoa em formação na área ou que tem experiência no mercado, mas sim uma pessoa que sabe mexer no Photoshop ou similares, ou então que fica o dia todo no computador e por isso “entende do assunto”.

Pode não parecer no primeiro momento, mas deixar seu site, redes sociais, ou qualquer outro elemento digital com alguém que não é um profissional da área pode trazer problemas. Ações de marketing não profissionais podem comprometer a imagem do seu negócio para sempre!

Trouxemos aqui algumas razões pelas quais você deve contratar um profissional de marketing para cuidar de assuntos relacionados ao marketing digital, de acordo com a especialista em marketing digital Lais Bolina.

1. Profissionalismo

Você contrataria uma pessoa que não estudou odontologia para extrair um dente? Ou alguém que não cursou medicina para realizar uma cirurgia em algum familiar? Não, não é mesmo?

Isso porque sabemos saúde é coisa séria e os riscos que pessoas que se submetem a esse tipo de situação podem correr são incontáveis.

Agora, a sua empresa também não é importante? Ou você está disposto a deixar que ela corra riscos? Mesmo empresas referências no mercado e com anos de experiência podem cometer erros que comprometam sua imagem para sempre.

Isso se torna algo ainda mais possível de acontecer quando colocamos o marketing do nosso negócio nas mãos de pessoas sem experiência ou sem fundamentos mínimos necessários para executar um trabalho realmente profissional.

2. Qualidade

A imagem do seu negócio estará diretamente associada à qualidade das suas ações de marketing, tanto pensando na estética quanto na própria execução.

Com isso, por mais que o seu produto seja excelente e o seu atendimento seja incrível, se o marketing não faz um bom trabalho você dificilmente conquistará a confiança das pessoas, a ponto de conseguir fechar negócio.

A comunicação é um dos principais fatores que fazem com que uma pessoa escolha por uma empresa no lugar de um concorrente.

Por isso você precisa de ações, materiais e conteúdos de qualidade suficiente que fortaleçam o posicionamento da sua marca e passem confiança, o que só bons profissionais e que entendem do assunto poderão fornecer para você.

3. Seriedade

Poucas pessoas levam o seu negócio tão a sério quanto você! O mesmo acontece com os profissionais e agências de qualidade no mercado. Por isso, do mesmo jeito que a sua imagem está em jogo, o deles também está quando prestam um serviço para a sua empresa.

Isso faz com que o compromisso e a seriedade do trabalho seja ainda maior, tanto para que eles consigam fidelizar você, quanto para fortalecer a imagem da própria agência ou empresa de marketing por ter te atendido bem.

Já no atendimento informal ou “de um sobrinho”: dificilmente essa pessoa levará o serviço prestado de maneira tão responsável.

4. Resultados

Como cobrar resultados de uma pessoa que talvez nem saiba mensurar esses dados?

Ninguém contrata um serviço de marketing sem um objetivo. Seja vender mais, melhorar o posicionamento online, construir um bom relacionamento, ganhar visibilidade... enfim, infinitas possibilidades.

Além disso, os dados também ajudam a orientar os próximos passos, dando um norte em relação ao que funciona e o que não em relação ao seu público.

Essa análise crítica e estratégica precisa ser executado por um profissional capacitado que, mais que extrair dados, saiba o que fazer com eles, aumentando o retorno sobre o seu investimento.

5. Prazos

Quantos casos nós conhecemos de empresas com “preços muito abaixo do mercado” e que pecam na qualidade, nos prazos e nos resultados?

Isso é ainda mais comum com contratos informais e “sobrinhos” que prometem entregas em tempos de execução irreais, criando expectativas que não serão supridas e atrasando — em alguns casos, em meses — a entrega de um produto ou serviço.

Um contrato formal esclarece o as responsabilidades e direitos dos dois lados, assegurando a entrega do que foi acordado dentro do período estabelecido. Caso isso não aconteça, você terá direito legal de agir, garantindo que você não “jogue dinheiro fora”.

6. Suporte

Esse é um ponto importantíssimo, especialmente para empresas que contrataram serviços, plataformas, aplicativos, outras ferramentas, para quem está criando um site ou para quem está trabalhando em uma estratégia.

É inevitável que dúvidas e até mesmo imprevistos aconteçam ao longo do processo. Com isso você precisará de suporte, seja para fazer ajustes ou para utilizar todas as funções possíveis.

Esse “sobrinho” conseguirá dar esse suporte? Saberá exatamente como ajudar você em alguma emergência?

Por exemplo: você contratou alguém para fazer os seus anúncios pagos e o seu custo por clique está aumentando muito. Ele saberá otimizar os conteúdos para diminuir os custos por clique?

Isso pode representar, além de segurança, economia para o seu negócio!

7. Experiência

Independente da formação e de uma área de atuação, poucas coisas nos ensinam tanto sobre um negócio quanto a experiência.

Isso não significa que você não possa contratar empresas novas no mercado ou profissionais recém-formados. Todo mundo conquistou a sua experiência começando em algum lugar e dar oportunidades é importante.

Mas confiar 100% da sua estratégia em uma pessoa sem vivência de mercado pode ser um grande tiro no pé.

O marketing exige conhecimentos e atualização constantes, além de uma certa “malícia” para enxergar além do óbvio, seja para inovar e não só fazer mais do mesmo, seja para não cometer nenhuma loucura.

Em resumo…

O seu negócio é coisa séria!

Cada uma das decisões que você tomar, independente da área, podem afetar o rumo e significar o sucesso ou o fracasso da sua reputação. E isso ainda tem um potencial a mais tendo como base o marketing. Afinal, são essas ações que apresentam o seu negócio para o mundo, atraem os seus potenciais clientes e podem gerar bons resultados em vendas para você. Por isso esse é um setor tão importante quanto ter um cuidado com as finanças ou na hora de contratar um novo gerente. Infelizmente isso muitas vezes representará um custo maior. Mas isso não deve ser um empecilho!

É melhor adequar suas expectativas e fazer um projeto menor, mas de muita qualidade, do que tentar abraçar o mundo e correr muitos riscos com um trabalho de procedência duvidosa.

Então, pense bem na hora de contratar uma empresa ou um profissional de marketing!




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