Como ter um SAC 2.0 eficiente para sua empresa


O marketing já passou por muitas evoluções e, como consequência, as empresas sempre se adaptaram às novas realidades.

 

O Marketing 1.0 era voltado para o produto pois, como não haviam muitas opções no mercado, as pessoas deviam se adaptar ao produto disponibilizado pelos fabricantes que, geralmente, eram produtos voltados para a massa, ignorando necessidades particulares.

 

Já o Marketing 2.0 tinha como foco a satisfação do cliente, já que as opções no mercado cresceram. O diferencial competitivo do produto sempre com ênfase.

 

O Marketing 3.0 focou nos valores, encarando o consumidor como “ser humano”, que vê o diferencial de produtos que façam mais do que satisfazer suas próprias necessidades, optando por marcas com propósito.

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Agora é a vez do Marketing 4.0, que une o Marketing 3.0, porém no ambiente digital, inclusive compreendendo todas as peculiaridades e mudanças no comportamento do consumidor.

 

Estamos na era de focar no consumidor, inclusive no ambiente digital. Por isso, o SAC 2.0 é importante.

 

O que é o SAC 2.0?

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SAC 2.0 é utilizar os canais digitais para prestar atendimento aos clientes e se relacionar com eles. Pode ser o direct do Instagram, o inbox do Facebook ou, ainda, uma caixa de atendimento no seu site.

Benefícios do SAC 2.0

Investir na contratação de alguém, ou uma agência, para realizar o SAC 2.0, ou até mesmo dedicar o seu tempo para isso, pode ser desafiador e gerar uma série de questionamentos a respeito da viabilidade ou não disso.

 

Separamos alguns dos muitos benefícios de apostar algumas fichas no SAC 2.0:

Fidelização do cliente

Prestando um ótimo atendimento ao seu público, desde o momento em que ele ainda é um prospect, você conseguirá, com maior facilidade, promover a fidelização do seu consumidor, transformando-o em advogado da marca.

Redução de custos

Cada vez mais, a tendência é migrar os atendimentos para o ambiente digital. Portanto, investir no SAC 2.0 poderá reduzir seus custos operacionais, já que usará menos o telefone ou outros meios. Ah, e claro, no ambiente digital, você precisa de menos mão-de-obra para atender um público maior.

Branding

Um outro fator importante, é que com um ótimo atendimento você poderá agregar valor à sua marca. O posicionamento na mente do consumidor será cada vez melhor, e a estima do público estará com você.

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Tem muita gente por aí, que complica o que não é complicado. E é o caso do SAC 2.0. Você não precisa de muita coisa, na verdade, apenas quatro, e são muito simples:

Conhecimento do seu público

A primeira coisa, que é básica, é entender e conhecer o seu público: quais são os canais de atendimento que ele usa? Como ele se comporta online? Quais são os horários que ele usa as redes sociais?

Tom de voz definido

A partir do conhecimento do público, está na hora de definir o tom de voz da empresa, ou seja, qual é o estilo de comunicação mais adequado para a comunicação. O tom de voz deve estar presente em todos os pontos de contato do cliente com seu negócio, desde o chat online, passando pelas publicações, até o atendimento no PDV.

Uma estratégia desenhada

Ah, não esqueça de desenhar toda sua estratégia, para conduzir seu consumidor por entre o seu funil. Identifique o momento certo de fazer uma oferta, no caso de dúvidas sobre um produto, ou de ofertar um conteúdo que o fará um lead, no caso de dúvidas pontuais.

Muita dedicação

Por fim, a dica é menos técnica, mas a mais importante de todas: para você colher os frutos do SAC 2.0, tenha muita dedicação e força de vontade. Vença a preguiça e a procrastinação.

Que tal começar sua estratégia de SAC 2.0? Entre em contato com a BitPix, podemos te ajudar!