Evitando golpes pela internet


Apesar da praticidade, a compra pela internet exige cuidados. Preços muito abaixo do mercado e vendedores desconhecidos são os primeiros sinais de que a compra pode não ser tão segura. Confira, a seguir, os indicativos de um mau negócio pela internet de acordo com as dicas da advogada Mara Anália Nóbrega.

Preços muito baratos, fora do comum

O que fazer: pesquise antes, tanto em e-commerce, quanto em lojas físicas e calcule um preço médio. Se o valor for muito abaixo, suspeite.

Lojas ou vendedores desconhecidos, sem indicação

O que fazer: é difícil não ter nenhum familiar ou conhecido que nunca tenha comprado nada pela internet. Pergunte aos seus amigos sobre a procedência da loja, se já teve ou conhece alguém com alguma experiência positiva ou negativa. Consulte sites de reclamação de maus serviços prestados e rankings de confiabilidade. Dê preferência a vendedores e lojas que tenham comentários sobre o atendimento ou produtos.

Sites que não apresentam CNPJ, endereço físico ou telefone para contato
O que fazer: nem sempre a troca do produto acontece por algum defeito. Pode acontecer do tamanho ou a voltagem não estarem de acordo com o pedido e a falta de meios de comunicação pode tornar a compra um desastre.

Pagamentos apenas em boletos bancários ou depósitos
O que fazer: lojas com uma boa estrutura virtual para a compra costumam aceitar pagamentos em cartão de crédito. Além disso, possuem plataformas especiais de pagamento garantido via internet (por exemplo: Pagseguro e Paypal).

Endereço eletrônico inseguro
O que fazer: analise sempre se o endereço na barra de buscas começa com https://. Isso significa que o site conta com uma segurança extra contra hackers e invasores que possam raptar os dados do seu cartão de crédito.

Conheça a BitPix, Agência de Marketing Digital em Sorocaba, com foco em desenvolvimento, SEO, Conteúdo, Social Media e Inbound Marketing.