Introdução ao Marketing Digital para iniciantes


A internet vem trazendo grandes oportunidades de melhoria para negócios de diversas empresas e, além disso, os profissionais que desejam ter sucesso precisam utilizá-la da forma correta. O marketing digital é uma das melhores formas de fazer com que pequenas, médias e grandes empresas tenham um bom posicionamento nas ferramentas de buscas e um melhor engajamento com o público.

Porém, muitas pessoas têm dúvidas em relação às ferramentas que são utilizadas no marketing digital e quais são os seus benefícios. Por isso, aqui, neste conteúdo será possível descobrir tudo isso de forma correta e funcional.

Mas afinal, o que é o marketing digital?

Antes de partirmos para as ferramentas utilizadas e os benefícios do marketing digital, é preciso entender de forma clara o que ele realmente é e como age no seu negócio. O marketing digital consegue captar os clientes que necessitam do produto/serviço da sua empresa de uma forma filtrada, baseando-se nos hábitos, gostos e necessidades desses clientes. Tudo isso através da internet com base no que esses clientes e possíveis clientes pesquisam e se interessam.

De uma forma clara e objetiva, o marketing digital tem como foco principal oferecer um retorno financeiro muito positivo para a empresa através da tecnologia que a internet possibilita.

Ferramentas utilizadas no marketing digital

Existem algumas ferramentas que são utilizadas no marketing digital e que precisam ser manipuladas de forma correta para garantir bons resultados. Por isso, é aconselhável contar com profissionais da área que possuam experiências.

SEO

O SEO é uma das ferramentas que mais precisam de atenção, pois precisa ser extremamente bem feita para que os resultados sejam positivos. Por exemplo, quando você tem alguma dúvida, certamente entra no Google para pesquisar, não é?

Hoje em dia, mais de 77% da população utiliza o Google para sanar suas dúvidas, fazer pesquisas e até mesmo para se distrair assistindo ou lendo algo que seja do seu interesse.

Mas você já se perguntou como um site consegue ser bem posicionado e aparecer nos primeiros lugares do Google? Se sim, tenha certeza que esse site tem um excelente trabalho de SEO.

Essa sigla significa Searching Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas) e é uma estratégia utilizada para posicionar melhor os sites.

E-mail marketing

Através do e-mail marketing, é possível fazer com que o cliente receba dicas e promoções de forma periódica, assim, fica mais fácil fidelizá-lo e manter sempre o bom relacionamento com ele. Uma boa forma de utilizar o e-mail marketing é deixando disponível e-books para que os clientes baixem; esses conteúdos serão úteis para eles e farão com que se fidelizem ainda mais.

Links patrocinados

Os links patrocinados, como o próprio nome diz, é uma forma patrocinada para que o seu site conquiste um maior tráfego. Diferente do SEO e do e-mail marketing, que são formas gratuitas. Mas, quando juntamos os links patrocinados com o SEO, e-mail marketing e todas as outras ferramentas de marketing digital, os resultados são ainda maiores.

Certamente, você já pesquisou algo no Google e percebeu que depois dessa pesquisa apareceu vários anúncios no seu Facebook, e-mail e até em sites; esses anúncios são os links patrocinados.

Benefícios que o marketing digital oferece

Presença online

Hoje em dia, para uma empresa que não possui site, blog ou até mesmo presença nas redes sociais, torna-se mais complicado a ela obter um crescimento fora de sua região. A presença online é fundamental para organizações que querem estar cada vez mais competitivas no mercado, e o marketing digital é fundamental para que essa presença seja notada de forma eficaz.

Engajamento com os possíveis clientes ideais

Com a ajuda do marketing digital, é possível ter um conhecimento maior da persona da sua empresa. Através de várias estratégias, torna-se possível descobrir e ir atrás desses possíveis clientes.

Assim, todo o trabalho será feito através de um funil em que o possível cliente passará por várias etapas até que consiga, realmente, perceber o quanto a sua empresa será a melhor solução para ele e, então, esse indivíduo acaba se tornando um cliente.

Depois desses passos, a estratégia e o papel da empresa não terminou, pois é preciso trabalhar em cima desse cliente para conseguir fidelizá-lo, para que, independente das outras opções do mercado, ele prefira sempre a sua empresa.

Contrate uma empresa de marketing digital

Para que todas essas estratégias, ferramentas e benefícios sejam aplicados em sua empresa, é preciso contratar uma agência de marketing digital que seja pioneira no que faz, assim como a BitPix.

Não deixe de entrar no site para conferir todos os serviços que ela oferece para que você tenha um bom posicionamento nos mecanismos de buscas através do marketing digital.