Persuasão: como convencer seu cliente


Se você tem um negócio, você precisa vender para manter tudo funcionando. E, para isso, não existe outro caminho: convencer o seu cliente é o seu maior ativo.

 

Por isso, a persuasão é muito importante para seu negócio. Neste artigo, você entenderá alguns dos princípios da persuasão, e como utilizá-los.

 

O Que É Persuasão?

A definição objetiva de persuasão é:

 

...uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro indivíduo adote certa linha de conduta, teoria ou crença.

 

Portanto, para vender, você precisa usar de recursos emocionais e simbólicos para induzir, com ética, o seu cliente a comprar de você. Vamos revelar técnicas avançadas para você utilizar na sua comunicação e ter resultados efetivos.

 

Primeira Técnica: Escassez

Escassez costuma gerar uma consciência de VALOR, afinal, quanto mais raro é algo, mais vale, não é?

 

A técnica da escassez consiste em disponibilizar uma quantidade limitada do produto e/ou oferta. Por exemplo: “Apenas os 10 primeiros que comprar levarão o bônus”, “Apenas 5 unidades disponíveis”, etc.

 

Por experiência no marketing, quanto mais escassa uma situação, maior o volume do interesse. O ser humano não gosta de perder.

 

Segunda Técnica: Autoridade

Pelé, Dr. Dráuzio Varella, Professor Pasquale, Philip Kotler… com certeza você conhece algum destes nomes e, se eu te citasse algum ensinamento de um deles, muito provavelmente, por mais que você não tenha conhecimento de causa, acreditaria.

 

Porquê?

 

Porque eles são AUTORIDADES em seus nichos de atuação.

 

Se você deseja ser ouvido e ter credibilidade em seu mercado, você precisa de AUTORIDADE.

 

Para ganhar autoridade, é necessário ter duas coisas: exposição e resultados.

 

Você precisa se expor, ser o autor da mensagem e, ao mesmo tempo, apresentar os resultados de suas ações.

 

Conteúdo é a melhor maneira de conquistar autoridade. Quanto mais as pessoas te associam a uma nova informação, mais eles te verão como referência.

 

Terceira Técnica: Prova Social

A técnica da Prova Social consiste em apresentar depoimentos de clientes que obtiveram sucesso com seu produto/serviço.

 

Somos programados para tomar decisões em conjunto. É um princípio evolutivo: o ser humano sempre viveu em bando.

 

Quando vemos pessoas testemunhando o sucesso de uma decisão, temos a tendência evolutiva de considerar a MESMA decisão.

 

Portanto, mostre depoimentos de seus clientes, eles valem ouro.

 

Quarta Técnica: Urgência

A técnica da urgência é muito parecida com a escassez, mas funciona com o período da oferta. Um exemplo clássico é a Black Friday: um preço único no ano por apenas 24h (geralmente).

 

Mais uma vez, o medo de perder algo é um ativo para a decisão.

 

Quinta Técnica: Reciprocidade

Uma última técnica deste artigo é o da reciprocidade. Funciona, basicamente, como um favor. Quando você faz um favor para alguém, este alguém se sente obrigado a te retribuir.

 

Portanto, quando você dá algo para seu cliente, ele tende a te devolver: dê conteúdos, faça condições especiais, trate-o muito bem, e ele te recompensará comprando de você ou, ao menos, te indicando.

 

Que tal começar a aplicar estas estratégias na sua comunicação? Bóra lá!